Sensor de nível, tipo bóia. Montagem vertical.

O princípio de funcionamento desses sensores é muito simples. Uma bóia com um magneto se movimenta livremente ao redor de um eixo que tem um reed switch em uma das pontas. Quando o nível da água sobe, a bóia sobe levando o magneto até o reed switch. Eletricamente é como uma chave se fechando.

Atenção: Esse é um produto para automação eletrônica e não deve ser usado para acionar diretamente nenhum tipo de carga nem é recomendável o uso de tensões superiores a 24VDC. Não use para acionar diretamente motores, relês ou contactores.

O modo seguro mais simples de usar esse sensor para acionar uma carga é ligá-lo à base de um transistor e usar esse transistor para acionar um relê.

 

Veja também o modelo com montagem horizontal.

sensor_nivel_boia_IMG_0921_automalabs.com.br

This entry was posted in Produtos and tagged , . Bookmark the permalink.

4 Responses to Sensor de nível, tipo bóia. Montagem vertical.

  1. Anderson says:

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se posso usar esse sensor para por no reservatório de água do carro, e fazer com que mostre em um relógio no painel, e esse relógio posso usar um de combustível??
    e qual seria o valor desse sensor???

  2. alexandre says:

    ESTE SENSOR DA CONTA DE ACIONAR UM RELE DE CONTATO AUXILIAR 12V

    • Jefferson says:

      Não. Um relê é uma carga indutiva e mesmo que a corrente seja muito baixa ainda poderá danificar o contato da bóia. O modo correto de usar é ligar a uma porta de microcontrolador ou no mínimo colocar um transistor entre o sensor e o relê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *