Confira os datasheets do sensor MQ-2 aqui e aqui (são diferentes)
Segundo o datasheet, é capaz de detectar fumaça, GLP (gás de cozinha), butano, propano (são os dois gases presentes no GLP), metano, hidrogênio e alcool.
Este sensor depende do aquecimento de um elemento interno para operar. Isso precisa ser levado em conta nos testes e, principalmente, na utilização. Por exemplo, é necessário que o seu programa conte um tempo desde o início da execução, quando uma leitura elevada do sensor deverá ser ignorada. Em caso de falta de energia o sensor irá esfriar e quando a energia voltar haverá um falso alarme se isso não for levado em conta.
Testes básicos de funcionamento
Você nem precisa do arduino para testar este sensor. Um multímetro na escala de tensão é perfeitamente capaz de exibir as variações na saída analógica.
Sketch de teste
const int analogInPin = A0; int sensorValue = 0; int outputValue = 0; void setup() { Serial.begin(9600); } void loop() { sensorValue = analogRead(analogInPin); Serial.print("sensor em A0 = " ); Serial.println(sensorValue); delay(500); }
Alimente o sensor com +5V e a saída à entrada analógica A0. Monitore o valor usando o serial monitor.
Gire o trimpot inteiramente no sentido anti-horário para máxima sensibilidade.
Aguarde um minuto até que a leitura estabilize.
Você verá o valor presente na porta serial ir diminuindo.
Detecção de GLP
Coloque o sensor dentro de um copo.
Aponte um isqueiro para o fundo do copo e acione-o por uma fração de segundo (sem a chama – só queremos o gás). Você deverá ver a leitura dar um salto grande.Por exemplo, se estiver estabilizada em 300, a leitura vai saltar para mais de 700. Em seguida voltará ao normal vagarosamente.
Detecção de Alcool
Coloque a “cabeça” do sensor na boca de uma garrafa de alcool aberta. A leitura deverá saltar.
Leave a Comment