Notas sobre comunicação com Android via módulo bluetooth

Este texto se refere a esses módulos.

Do lado Arduino

Como um dispositivo Android, assim como um computador comum, se comporta como um Master, o módulo apropriado para ser usado no Arduino é um slave.

O módulo bluetooth é completamente “transparente”. Para o Arduino, é uma porta serial qualquer. Ele não precisa de programação específica.

No Arduino UNO ou Duemilanove, o módulo é conectado nos pinos D0 e D1, que são compartilhados com a porta USB. Por essa razão:

  • Desconecte o módulo BT do Arduino quando precisar fazer o upload de um sketch. A presença do módulo impede a comunicação pela porta USB.
  • É aconselhável alimentar o Arduino com fonte externa e desconectar a USB quando estiver se comunicando por BT, para evitar que a conexão serial criada via USB interfira com a comunicação via BT.

Você pode rodar no Arduino qualquer sketch que transmita pela porta serial. De preferência continuamente.

Por exemplo: Exemplos-> 4.Communication -> ASCII Table. Esse exemplo só transmite durante o setup, então basta apertar o RESET para transmitir. Se quiser transmitir continuamente, mova a transmissão para o loop.

Do lado Android
As seguintes apps funcionam:

Se ao rodar o Bluetooth SPP a resposta for “Bluetooth serial port connection fail”, tente com outro telefone Android. Nos meus testes funcionou com o Motorola Quench, mas no Hero H200 só o Amarino aparentemente funciona.

Lembre-se:
O LED vermelho no módulo BT só pára de piscar, ficando aceso, quando a conexão serial está aberta. É o mesmo que dizer que se o LED estiver aceso, a porta está em uso. E no Android, assim como no Windows, dois programas não podem acessar uma mesma porta serial ao mesmo tempo.

Tags: ,

Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *