Este texto se refere a esses módulos.
Do lado Arduino
Como um dispositivo Android, assim como um computador comum, se comporta como um Master, o módulo apropriado para ser usado no Arduino é um slave.
O módulo bluetooth é completamente “transparente”. Para o Arduino, é uma porta serial qualquer. Ele não precisa de programação específica.
No Arduino UNO ou Duemilanove, o módulo é conectado nos pinos D0 e D1, que são compartilhados com a porta USB. Por essa razão:
- Desconecte o módulo BT do Arduino quando precisar fazer o upload de um sketch. A presença do módulo impede a comunicação pela porta USB.
- É aconselhável alimentar o Arduino com fonte externa e desconectar a USB quando estiver se comunicando por BT, para evitar que a conexão serial criada via USB interfira com a comunicação via BT.
Você pode rodar no Arduino qualquer sketch que transmita pela porta serial. De preferência continuamente.
Por exemplo: Exemplos-> 4.Communication -> ASCII Table. Esse exemplo só transmite durante o setup, então basta apertar o RESET para transmitir. Se quiser transmitir continuamente, mova a transmissão para o loop.
Do lado Android
As seguintes apps funcionam:
- Bluetooth SPP (meu preferido)
- Blueterm – Testado com Jiayu G3s e Samsung Grand Duos.
- TerminalBT
- SENA BTerm Bluetooth Terminal
- Amarino – Só experimente com a Amarino depois de ver a coisa funcionar com uma das apps acima. O Amarino é um projeto poderoso, mas complicado de entender para quem está iniciando.
Se ao rodar o Bluetooth SPP a resposta for “Bluetooth serial port connection fail”, tente com outro telefone Android. Nos meus testes funcionou com o Motorola Quench, mas no Hero H200 só o Amarino aparentemente funciona.
Lembre-se:
O LED vermelho no módulo BT só pára de piscar, ficando aceso, quando a conexão serial está aberta. É o mesmo que dizer que se o LED estiver aceso, a porta está em uso. E no Android, assim como no Windows, dois programas não podem acessar uma mesma porta serial ao mesmo tempo.
[…] Leia também: Notas sobre a comunicação com o Android […]