HomeProdutos › Módulo Display LCD alfanumérico 1602 / 16×2 (16 caracteres, duas linhas)

Módulo Display LCD alfanumérico 1602 / 16×2 (16 caracteres, duas linhas)

Modulo_LCD_1602_aceso_85

Na foto abaixo existe uma película plástica de proteção na frente do display.

Modulo_LCD_1602_IMG_0893_640_85 Modulo_LCD_1602_IMG_0895_640_85

Compatível com padrão Hitachi HD44780 (o padrão mais usado no mundo).

Os 16 pinos são distribuídos mais ou menos assim:

  • 2 para alimentação geral;
  • 2 para alimentação do backlight;
  • 1 para contraste;
  • 11 para comunicação (8 bits + 3 de controle).

Usando o display no modo de 4 bits, “apenas” 7 pinos são necessários. O arduino tem um microcontrolador suficientemente rápido para que você possa e deva usar o modo de 4 bits.

Mas fique atento: se estiver usando um Arduino UNO só o uso desse display já comprometerá boa parte do I/O do arduino. Se você precisar de algo que consuma menos i/O, confira meus itens i2C. Com eles você “gasta” no máximo dois pinos do arduino.

Este display precisa ser inicializado para funcionar. Se você só estiver vendo um monte de quadrados brancos na primeira linha e nada na segunda, o display está alimentado mas não foi corretamente incializado ainda. Verifique seu programa e as conexões.

O backlight do display precisa estar aceso. É ele que dá a cor branca dos caracteres. Você precisa ligar o Backlight a +5V através de um resistor. Pode ser um de 380R. Não ligue o backlight sem o resistor.

Este display requer a conexão de um potenciômetro ou trimpot externo para ajuste do contraste ou o controle através de PWM.

Potenciômetros, trimpots e resistores são itens vendidos separadamente.

Leave a Comment

NOTE - You can use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">