Gboard: Arduino + GSM/GPRS + conectores Xbee, Micro SD e NRF24L01+ em uma placa

Se seu projeto requer conexão com a rede celular e opcionalmente você pode querer adicionar comunicação local com XBEE e NRF24L01+, esta placa simplifica bastante o desenvolvimento além de ficar muito mais elegante como produto final.

gboard_DSC00149_640_automalabs.com.br  gboard_DSC00146_640_automalabs.com.br

Para programar, você pode usar um adaptador USB-TTL conectado ao terminal entre os headers do Xbee. São necessárias as seguintes conexões nesse caso:

  • GND
  • TX
  • RX
  • DTR

Eu testei com um adaptador baseado em CP2102, mas todos adaptadores USB-TTL que tenham o pino DTR disponível devem funcionar.

E na IDE do Arduino você escolhe como board “Arduino Pro or Pro Mini (5V, 16MHz) w/Atmega328” ou “Arduino Duemilanove w/Atmega328”

Você também pode programar via conector ICSP, se preferir não usar como um Arduino.

Não esqueça de alimentar a placa pelo conector de 5.5mm. A conexão pelo adaptador USB fará o LED PWR acender dando a falsa impressão de que está alimentada, mas a
programação acusará erro.

O módulo NRF24L01+ deve ser montado virado para fora da placa. Use o exemplo Hardware SPI da Elecfreaks. Note que a Gboard não tem conexão no pino IRQ do módulo, por isso fique atento quando o papel do módulo for RX.

A foto abaixo mostra  a placa com a antena e com o adaptador serial conectado para programação. Durante o uso essa conexão pode ser dispensada e a placa deve ser alimentada pelo conector de 5.5mm.

gboard_DSC00140_640_automalabs.com.br

Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *