Este produto está disponível nos modelos com fio e sem fio. Ambos acompanham adaptador wiichuck.
O Wii nunchuck é um dispositivo I2C que responde no endereço 0x52 e possui um joystick, dois botões e um acelerômetro cujas posições você pode “ler” usando rotinas adequadas no arduino. Apenas quatro fios são necessários: VCC, GND, SCL e SDA.
Teoricamente ele é um dispositivo de 3V, mas a prática mostrou que você pode alimentá-lo com 5V no arduino sem problemas.
Existem dois tipos de nunchuck no mercado: o original (ou “OEM”) e o genérico. Embora os dois funcionem no Wii aparentemente sem diferença, quando tentamos usar no Arduino três diferenças são percebidas:
- O genérico tem um acelerômetro menos preciso;
- A calibração do joystick varia bastante entre genéricos;
- O genérico pode ou não suportar criptografia na comunicação I2C.
A terceira diferença é a mais importante, pois o nunchuck que não suporta criptografia precisa ser usado de maneira diferente. O Wii se encarrega de fazer isso de forma transparente, mas uma grande quantidade de exemplos de uso do nunchuck no arduino que você encontra na internet prevê o uso de um original e por isso pode não funcionar com muitos genéricos. É preciso procurar por exemplos que tenham sido feitos para genéricos.
Este sketch de teste funciona com originais e genéricos, usando ou não o adaptador Wiichuck:
/* * NunchuckPrint * * 2007 Tod E. Kurt, http://todbot.com/blog/ * * The Wii Nunchuck reading code is taken from Windmeadow Labs * http://www.windmeadow.com/node/42 */ #include <Wire.h> void setup() { Serial.begin(19200); nunchuck_setpowerpins(); // use analog pins 2&3 as fake gnd & pwr nunchuck_init(); // send the initilization handshake Serial.print ("Finished setup\n"); } void loop() { nunchuck_get_data(); nunchuck_print_data(); delay(100); } // // Nunchuck functions // static uint8_t nunchuck_buf[6]; // array to store nunchuck data, // Uses port C (analog in) pins as power & ground for Nunchuck static void nunchuck_setpowerpins() { #define pwrpin PORTC3 #define gndpin PORTC2 DDRC |= _BV(pwrpin) | _BV(gndpin); PORTC &=~ _BV(gndpin); PORTC |= _BV(pwrpin); delay(100); // wait for things to stabilize } // initialize the I2C system, join the I2C bus, // and tell the nunchuck we're talking to it void nunchuck_init() { Wire.begin(); // join i2c bus as master Wire.beginTransmission(0x52); // transmit to device 0x52 //Só funciona com o original // Wire.send(0x40); // sends memory address // Wire.send(0x00); // sends sent a zero. //Funciona com a versão xing-ling #if (ARDUINO >= 100) Wire.write(0xF0); Wire.write(0x55); #else Wire.send(0xF0); Wire.send(0x55); #endif Wire.endTransmission(); delay(1); Wire.beginTransmission(0x52); #if (ARDUINO >= 100) Wire.write(0xFB); Wire.write(0x00); #else Wire.send(0xFB); Wire.send(0x00); #endif Wire.endTransmission(); } // Send a request for data to the nunchuck // was "send_zero()" void nunchuck_send_request() { Wire.beginTransmission(0x52); // transmit to device 0x52 #if (ARDUINO >= 100) Wire.write(0x00); #else Wire.send(0x00); #endif Wire.endTransmission(); // stop transmitting } // Receive data back from the nunchuck, int nunchuck_get_data() { int cnt=0; Wire.requestFrom (0x52, 6); // request data from nunchuck while (Wire.available ()) { // receive byte as an integer #if (ARDUINO >= 100) nunchuck_buf[cnt] = nunchuk_decode_byte(Wire.read()); #else nunchuck_buf[cnt] = nunchuk_decode_byte(Wire.receive()); #endif cnt++; } nunchuck_send_request(); // send request for next data payload // If we recieved the 6 bytes, then go print them if (cnt >= 5) { return 1; // success } return 0; //failure } // Print the input data we have recieved // accel data is 10 bits long // so we read 8 bits, then we have to add // on the last 2 bits. That is why I // multiply them by 2 * 2 void nunchuck_print_data() { static int i=0; int joy_x_axis = nunchuck_buf[0]; int joy_y_axis = nunchuck_buf[1]; int accel_x_axis = nunchuck_buf[2]; // * 2 * 2; int accel_y_axis = nunchuck_buf[3]; // * 2 * 2; int accel_z_axis = nunchuck_buf[4]; // * 2 * 2; int z_button = 0; int c_button = 0; // byte nunchuck_buf[5] contains bits for z and c buttons // it also contains the least significant bits for the accelerometer data // so we have to check each bit of byte outbuf[5] if ((nunchuck_buf[5] >> 0) & 1) z_button = 1; if ((nunchuck_buf[5] >> 1) & 1) c_button = 1; if ((nunchuck_buf[5] >> 2) & 1) accel_x_axis += 2; if ((nunchuck_buf[5] >> 3) & 1) accel_x_axis += 1; if ((nunchuck_buf[5] >> 4) & 1) accel_y_axis += 2; if ((nunchuck_buf[5] >> 5) & 1) accel_y_axis += 1; if ((nunchuck_buf[5] >> 6) & 1) accel_z_axis += 2; if ((nunchuck_buf[5] >> 7) & 1) accel_z_axis += 1; // Numera sequencialmente as linhas do log // Serial.print(i,DEC); // Serial.print("\t"); Serial.print(" joystick: "); Serial.print(joy_x_axis,DEC); Serial.print(","); Serial.print(joy_y_axis, DEC); Serial.print(" \t"); Serial.print("\t acc x:"); Serial.print(accel_x_axis, DEC); Serial.print("\t\t y:"); Serial.print(accel_y_axis, DEC); Serial.print("\t\t z:"); Serial.print(accel_z_axis, DEC); Serial.print("\t"); Serial.print(" but:"); Serial.print(z_button, DEC); Serial.print(","); Serial.print(c_button, DEC); Serial.print("\r\n"); // newline i++; } // Encode data to format that most wiimote drivers except // only needed if you use one of the regular wiimote drivers char nunchuk_decode_byte (char x) { // x = (x ^ 0x17) + 0x17; return x; }
As diferenças são pequenas e estão em dois pontos do código: inicialização e leitura.
Inicialização
- No original, é preciso escrever 0x00 no endereço 0x40;
- No genérico que não suporta criptografia, é preciso escrever 0x00 no endereço 0xFB e 0x55 no endereço 0xF0.
Original
Wire.beginTransmission(0x52);// transmit to device 0x52 Wire.write(0x40);// sends memory address Wire.write(0x00);// sends sent a zero. Wire.endTransmission();// stop transmitting
Genérico
Wire.beginTransmission(0x52); // endereço do nunchuck Wire.write(0xF0); // registro de incialização 1 Wire.write(0x55); //dado Wire.endTransmission(); //faz a transmissão delay(1); Wire.beginTransmission(0x52); Wire.write(0xFB); // registro de incialização 2 Wire.write(0x00); //dado Wire.endTransmission(); //faz a transmissão
Procure a função que faz a decodificação (geralmente procurar por “0x17” o levará direto a ela
uint8_t _nunchuk_decode_byte (uint8_t x) { x = (x ^ 0x17) + 0x17; return x; }
e desative a decodificação
uint8_t _nunchuk_decode_byte (uint8_t x) { //x = (x ^ 0x17) + 0x17; return x; }
Se você não desativar a decodificação o nunchuck parecerá funcionar, mas você encontrará dois problemas:
- A leitura do acelerômetro ficará bagunçada;
- O comportamento do botão Z ficará errado.
O adaptador wiichuck
A finalidade do adaptador wiichuck é meramente evitar que você precise cortar o conector original do nunchuck. Isso acelera bastante os testes com diferentes modelos de nunchuck (inclusive o que você conseguir emprestado), sem precisar danificá-lo.
Cuidado: conecte o nunchuck ao adaptador com o chanfro para cima, como mostrado na foto. Conectá-lo ao contrário vai inverter positivo e negativo da alimentação possivelmente destruindo o seu nunchuck. Eu estou inclinado a acreditar que o nunchuck tenha proteção contra inversão de polaridade, porque é muito raro encontrar um alerta sobre isso. Porém nem todo nunchuck é igual (principalmente os genéricos) então é melhor prestar atenção à polaridade.
O wiichuck não funciona diretamente no arduino Mega. Para usá-lo no mega, faça as seguintes conexões com jumpers entre o wiichuck e o mega:
1: GND
2: 5V
3: SDA (pino 20)
4: SCL (pino 21)
Segurando o adaptador com a palavra “wiichuck” de pé, o pino 1 é o da esquerda.
Mas mesmo no Arduino UNO/Duemilanove o wiichuck depende um “truque” de programação para funcionar. Esse truque transforma as entradas analógicas A2 e A3 em pinos de alimentação. O código que faz isso se parece com este:
static void nunchuck_setpowerpins() { #define pwrpin PORTC3 //entrada A3 #define gndpin PORTC2 //entrada A2 DDRC |= _BV(pwrpin) | _BV(gndpin); PORTC &=~ _BV(gndpin); PORTC |= _BV(pwrpin); delay(100); // wait for things to stabilize }
Se você não estiver usando esse recurso, desative-o, ou não conseguirá usar as entradas A2 e A3 para outras coisas.
Links Úteis
Wiibrew – Explica a questão da criptografia, endereçamento, registros, etc.
Tags: i2c, Meios de Entrada
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fala mano, blz?
cara… to com um nunchuck da Mutilaser, e to com problemas para configura-lo…
tipo, depois de uma semana, perguntei no Lab de Garagem e me mandaram seu link… testei (sem modificações) e deu o erro:
sketch_jun04a.ino:10:9: error: #include expects “FILENAME” or
sketch_jun04a.ino: In function ‘void nunchuck_init()’:
sketch_jun04a:48: error: ‘Wire’ was not declared in this scope
sketch_jun04a.ino: In function ‘void nunchuck_send_request()’:
sketch_jun04a:82: error: ‘Wire’ was not declared in this scope
sketch_jun04a.ino: In function ‘int nunchuck_get_data()’:
sketch_jun04a:95: error: ‘Wire’ was not declared in this scopetentei fazer algumas adaptações que você colocou aqui, mas continua esse erro…
o que pode ser?
(Arduino UNO Rev 2, não sei se influência em algo…) -
Obrigado, já consegui upar o código…
mas, ainda não foi cara
por acaso o código grande já está pronto pro Nunchuck Genérico? testei ele e não foi…
e, como eu sei se eu queimei o meu controle?-
ah!!
acabo de lembrar, ele tem 2GND’s!!!
tento com os dois e as variáveis permanecem constantes….-
a cara… esse controle é mais do que uma bagunça…
fui abrir ele… a Mutilaser tacou cola quente nos cabos para colar (tem a solda na placa… mas, pqp… poderiam fazer algo bem melhor) quando você olha, sem contar a cor, você não identifica qual cabo é qual… :/
se quiser, eu mando uma foto…acho que a solução é juntar uma grana para comprar o Nunchuck OEM, e tirar a solda de todos os componentes desse Nunchuck para tentar usar de maneira independente…
obrigadão mano!
já tinha achado uns 3 modelos diferentes… (só um deles que eu não testei, o do site do Arduino… não entendi essas “atualizações feitas…) ambas não deram certo… bem, vou providenciar esse controle…
flw!
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