Atenção: produto em estoque mas ainda não analisado por mim. O que segue é basicamente informação obtida na internet ou por observações rápidas, que não foram ainda cuidadosamente conferidas.
O esquema de funcionamento desse tipo de sensor é simples. Dentro existe uma pequena turbina que é movimentada pelo fluido que passa por ele. As pás dessa turbina acionam um sensor de efeito hall que gera pulsos na saída a uma velocidade proporcional à velocidade do fluxo.
A seta indica a direção do fluxo. Ou seja: nessa posição do sensor o fluido deve entrar à esquerda e sair à direita.
- Diâmetro da rosca: 1/2″;
- Tensão de operação: Segundo algumas fontes (o fabricante não tem site) é de 5 a 18V. Outras que é de 3.5 a 24V. A princípio só garanto a operação em 5V.
- A saída requer um resistor de pull up. A corrente máxima é de 15mA em 5V.
- Taxa de pulsos: 450 pulsos por litro ou 0,45 pulso por mililitro;
- Frequência de pulsos (Hz) = 7.5*fluxo(L/min) – O que corresponde a um máximo de 7.5*30=225 pulsos por segundo;
Amigo… Este sensor pode trabalhar com combustível (gasolina).
Pelo material usado e método de medição eu acredito que sim, mas ele não é vendido com esse propósito e não estou habilitado para certificar isso.