Receptores de controle remoto infravermelho – Cuidados com alimentação

Vários fabricantes de receptores IR recomendam em seus datasheets algo assim (exemplo do datasheet do Everlight IRM-8601):

InfraredReceiver_LowPassFilter_Example_automalabs.com.brNote o resistor de 47R e o capacitor de 47uF. Eles formam um filtro “passa-baixas”* cuja função é impedir que interferência de alta freqüência que venha pela alimentação chegue ao sensor. Essa interferência tanto pode ocorrer “naturalmente” pelo uso de uma fonte chaveada ruidosa quanto ser inserida pelo seu próprio projeto à medida que você insere componentes. Você pode até fazer o seu projeto funcionar normalmente em bancada sem o filtro, mas o risco de que ele acabe funcionando erraticamente depois não vale a economia dos componentes.

(*) Um filtro passa-baixas é o filtro que deixa passar todas as frequências abaixo da frequência de corte e atenua todas as frequências acima.

O filtro precisa estar tão perto do receptor IR quanto possível.

Já o resistor >10K entre VCC e a saída é opcional mesmo.

Este outro exemplo vem do datasheet do Vishay TSOP 1738:

InfraredReceiver_LowPassFilter_ExampleVishay_automalabs.com.br

Este outro do mesmo datasheet, em uma revisão mais recente (rev10):

InfraredReceiver_LowPassFilter_ExampleVishayTSOP17_rev10_automalabs.com.br

E este outro é do Vishay TSOP582:

InfraredReceiver_LowPassFilter_ExampleVishayTSOP582_automalabs.com.br

Valores de resistor e capacitor são diferentes, mas o resultado da maioria é equivalente. Se você usar um calculador de filtro passa baixas verá que o primeiro exemplo (do IRM) tem uma frequência de corte de 72.05Hz, o segundo de 102.61Hz e o terceiro de 338.63Hz. A diferença entre eles é irrelevante porque estão bem abaixo dos vários kHz que seriam um problema. Já o quarto exemplo dá uma frequência de corte (“typical values”) de 15915.49HZ, o que parece estranho. Meu conselho é que siga a recomendação do datasheet do seu receptor específico ou, na falta de um, use um dos três primeiros exemplos.

Tags: ,

Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *