O sensor consiste de uma placa de 5x4cm com um desenho em forma de labirinto que forma o “sensor” ou “sonda” e um módulo eletrônico baseado no integrado comparador LM393 que é ajustado para a quantidade de água sobre o sensor que você deseja detectar.
Não é preciso usar microcontrolador (o Arduino) para usar este sensor. Ele pode ser conectado diretamente a um módulo de relê, um buzzer, etc., desde que não exceda a capacidade de corrente do LM393.
O módulo tem duas saídas:
- Digital: Normalmente igual a VCC, mas quando o sensor é acionado, cai para 0V;
- Analógica: Tem uma tenão de 0 a VCC proporcional à resistência da sonda. Com esta saída você pode detectar quantas gotas caíram na sonda (não exatamente) ou diferenciar entre uma gota e total imersão.
Note que a saída digital usa lógica inversa. Para acionar diretamente um buzzer, por exemplo, este tem que ser ligado entre o positivo e a saída digital. Este módulo é diretamente compatível com meus módulos de relês. A saída analógica também opera inversamente e sua tensão vai caindo à medida que aumenta a umidade.
O módulo tem dois LEDs:
- Azul: indica que o módulo está alimentado;
- Vermelho: indica que a saída digital está acionada.
Você não é obrigado a usar o sensor fornecido. Você pode construir o seu próprio, até com dois pedaços de fio com as pontas desencapadas. Quando as duas pontas tocarem o líquido, o LM393 detectará. A princípio essas pontas precisam estar bem próximas.
Como testar
Alimente o módulo e gire o potenciômetro no sentido horário até que o LED vermelho acenda. Volte um pouco até que apague. Encoste o dedo molhado no sensor e o LED vermelho acenderá.
Se quiser menos sensível, basta colocar sobre o sensor a quantidade de água que você quer que ele ignore e mover o potenciômetro até que o LED apague.
Aplicação prática
Com o temporal que se abateu em Recife em 17/05/2013, um problema de drenagem no nosso quintal fez com que a água subisse pelos ralos dos banheiros e acordamos com a casa já alagando. Com a chegada desse produto, instalei um kit com buzzer e bateria de li-ion no chão do banheiro e outro no ralo do quintal para dar um alarme sonoro caso isso aconteça novamente. Pode nos dar tempo de reagir, com um aspirador de pó e água (essas coisas realmente funcionam) antes da casa estar alagada. É claro que a solução mesmo é resolver o problema de drenagem, mas isso envolve escavar todo o quintal, que é todo cimentado, e não sabemos quando poderá ser feito.
qual e alimentaçao 12 ou 9 volts
O circuito integrado usado, LM393, opera com tensões entre 2 e 36V. Mas para usar com Arduino você deve alimentar com 5V. O módulo pode funcionar com 9 ou 12V mas não recomendo.