Preço base sem descontos: R$49.
Este display também é conhecido por “PCD8544”, que é o nome do chip de controle da Philips embutido nele, e “84×48”, que é sua resolução. Teoricamente este chip só suporta 3.3V, mas repetidos testes feitos por diversos desenvolvedores tem mostrado que o chip é tolerante aos 5V do Arduino, por isso você pode fazer as ligações diretamente.
São oito ligações: duas para alimentação de 5V, cinco para controle e uma para acender o backlight.
Usando fonte pequena, sem espaçamento entre linhas, é possível exibir cerca de 6 linhas de 14 caracteres com este display.
O maior problema que o desenvolvedor encontra com ele é o contraste. O ajuste é feito por software e o valor correto varia enormemente de lote para lote do display. O sintoma de um contraste errado varia de uma tela completamente branca (o que é impossível de distinguir de fiação incorreta) a uma tela completamente preta, passando por imagens “sujas” que dão a impressão de defeito no display. E nem todas as bibliotecas e exemplos de uso tem suporte a ajuste de constraste, por isso é muito comum ter uma certa dificuldade para colocar este display para funcionar em um projeto. Mas uma vez que você acerte o valor do contraste, o que mesmo com as bibliotecas compatíveis precisa ser feito por tentativa e erro, o display funciona muito bem.
Eu recomendo que você use a biblioteca Adafruit PCD8544, que requer a biblioteca Adafruit GFX. Testado com Arduino 1.04
Você então ajustará o contraste modificando a linha:
display.setContrast(50);
Valores maiores deixarão a imagem mais escura.
O demo também explica como o display precisa ser ligado:
// pin 7 - Serial clock out (SCLK) // pin 6 - Serial data out (DIN) // pin 5 - Data/Command select (D/C) // pin 4 - LCD chip select (CS) // pin 3 - LCD reset (RST) Adafruit_PCD8544 display = Adafruit_PCD8544(7, 6, 5, 4, 3);
Você tem total liberdade para usar quaisquer pinos que queira.
Cópias locais das bibliotecas testadas:
[…] Módulo Display Nokia 5110/3310 – Baseado no chip Philips PCD8544; […]