ESP8266: Problemas enlouquecedores provocados por alimentação

Se você acha que problemas de alimentação só podem levar a travamentos e resets vai ficar espantado. Estes são os problemas que podem ocorrer na falta de um capacitor eletrolítico de desacoplamento na linha de 3.3V, bem perto do chip:

  • SoftAP com funcionamento irregular, chegando a ser impossível usar. Fica aparecendo e desaparecendo da lista de APs detectados pelo celular;
  • No modo STA ou AP_STA não conecta a certos roteadores. Dá consistentemente erro de senha errada, apesar de consistentemente conectar a outros e funcionar por semanas sem problemas aparentes.

Problema detectado com diversos módulos ESP-01 usando o firmware ESP8266 Arduino Core. O mais louco é que o primeiro problema desaparece se você fizer um downgrade para a versão 2.0.0 do Core. Com as versões mais recentes 2.3.0 e 2.4.0-rc2 sempre se manifesta. Isso faz você achar que se trata de um bug de software quando se dá conta de que módulos programados dois anos atrás não manifestam o problema. Tirando esses problemas o módulo funciona aparentemente sem falhas.

Colocar um capacitor de 220uF x 10V (100uF podem bastar) entre os terminais +3.3V e GND do módulo resolve o problema

This entry was posted in Informação and tagged . Bookmark the permalink.

9 Responses to ESP8266: Problemas enlouquecedores provocados por alimentação

  1. bom dia estou com problema esp8266 e 12 o wi fi dele não aparece de jeito nenhum, só aparece o ip dele no serial monitor somente ja fiz tudo ao meu alcance não obtive resultado positivo , pode ajudar

    • Jefferson says:

      Você dá muito poucas informações sobre seu problema para ser prático ajudá-lo. Você sabe a diferença entre modo STA e modo AP? Em que modo está seu sketch? De que IP você fala? IP do STA ou IP do AP?

  2. Felipe says:

    Bom dia, o capacitor a que recomenda das colocar entre o 3.3V e o GND é de desacoplamento ou eletrolítico?

    • Jefferson says:

      Desacoplamento = função
      eletrolítico = tipo

      “desacoplamento ou eletrolítico” não faz sentido.

      Ao colocar o capacitor eletrolítico onde indicado ele assume a função de capacitor de desacoplamento.

  3. Rennan Ribas says:

    Olá, estou tendo muitos problemas com o ESP01, além de cair a conexão toda hora, parece que quanto mais ESPs eu ligo na rede, mais maluca ela fica, estava suspeitando do roteador aqui de casa, que é um da Vivo, porém, além de tudo, fica aparecendo uma rede chamada ESP_261681 e as vezes aparece outra com o nome parecido, aqui na lista de redes da minha casa, será que o problema é alimentação? e será que apenas um downgrade de firmware já ajuda?
    Eu não mexi no firmware, porém já veio com um defeito de fábrica, consigo subir os códigos, mas ao tentar utilizar o comando AT ele não responde nada.
    Qual seria a sua sugestão? Obrigado desde já!

    • Jefferson says:

      fica aparecendo uma rede chamada ESP_261681

      É padrão do ESP8266 que o AP criado por ele, caso você não tenha definido outro, tenha um nome com o prefixo “ESP_” seguido pelos seis últimos algarismos do endereço MAC do módulo. A primeira coisa a fazer é ter uma lista de todos os endereços MAC de seus módulos para quando essa rede aparecer você saber qual módulo a está criando.

      mas ao tentar utilizar o comando AT ele não responde nada.

      Comandos AT não funcionam no firmware Arduino Core.

  4. Wilson says:

    Excelente dica que resolve o problema!
    Obrigado Jefferson!

  5. Felipe Emanuel says:

    Olá. Eu estou tendo um problema muito chato com meu ESP01. Ele está com tudo funcionando normal, porém quando eu tento me conectar em um WiFi ele simplesmente não se conecta, ele consegue reconhecer todos os SSID’s e também os RSSID’s, mas não se conecta no WiFi. Eu não encontrei nenhum defeito aparente no módulo, será que isso que foi explicado a cima vai resolver meu problema? Ou pode ser outra coisa?

    • Felipe Emanuel says:

      Eu não mencionei a cima, mas ele esta sendo alimentado pela USB do meu computador e ligado em um módulo para programa-lo pela ide do arduino. Eu tentei ligar em uma fonte externa mas nada mudou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *