HomeInformação › ESP8266: Como enviar um e-mail a cada x minutos em caso de alarme.

ESP8266: Como enviar um e-mail a cada x minutos em caso de alarme.

Este exemplo é uma aplicação desse.

Está configurado para mandar dois e-mails diferentes para um mesmo destinatário. Um quando a condição for ativada (repetindo a cada x minutos) e outro quando for desativada.

Para criar uma versão com criptografia, veja instruções neste post.

 

4 Comments.[ Leave a comment ]

  1. Jefferson, que interessante esse seu post. Por uma coincidência essa semana eu me rendi ao ESP8266 e comecei timidamente a experimentar com essa plataforma. Adquiri um módulo NodeMCU e estou devagarinho estudando como fazer as coisas.

    Ter conectividade numa plataforma embarcada abre um mundo de possibilidades. Onde antes com um arduino era preciso usar gambiarras para capturar dados (como uma interface Bluetooth serial por exemplo), agora eu posso ter o meu dispositivo acumulando uma série de dados e de tempos em tempos descarregando para um destino remoto.

    Além disso, a possibilidade de fazer atualizações OTA (over-the-air) usando WiFi torna simples demais evoluir o código em um projeto que já está instalado em sua localização final, sem ter de ficar se preocupando em levar o micro até o dispositivo. Fantástico!

    Sobre a notificação por email do estado do alarme: uma outra forma que eu vejo de fazer isso é usando a plataforma de orquestração de eventos IFTT (If-this-then-that). Você usa o sinal do alarme no ESP para enviar uma mudança para um canal registrado no IFTT, e lá você compõe regras para que outras ações devem ser tomadas, como email, notificação no celular, mudar o estado de uma lâmpada inteligente, etc.

    Abraço e obrigado por compartilhar!
    Cláudio

    • Claudio,

      Para automação pessoal ou de clientes sob contrato, eu acho a idéia do IFTTT bem útil. Mas conversar diretamente com um servidor de email deve continuar sendo uma idéia melhor para produtos comerciais por muitos anos ainda. Que eu me lembre a forma de se mandar email só mudou duas vezes em duas décadas. E sempre por causa dos spammers. A primeira impedindo que você se conecte diretamente ao servidor de destino e a segunda trocando a porta de 25 para 587. Enquanto isso empresas como a Google obsoletam APIs a cada x anos e descontinuam serviços inteiramente porque “apenas” x milhões de pessoas o usam.

      Eu reitero que acho o IFTTT útil e possivelmente vou experimentar com ele nas próximas semanas.

  2. Parabens Jefferson.
    Seria interessante para mim no lugar de e-mail , enviar os alarmes (sinais) via FTP para uma hospedagem da minha nuvem .
    Alguma sugestão ?
    Obrigado

    • Conexões FTP são tão “simples” quanto email. Você se conecta e dá uma série de comandos textuais. Mas não tenho nenhum exemplo de como fazer isso.

Leave a Comment

NOTE - You can use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">