- Por default a versão 1.6.x salva automaticamente os sketches ao verificar ou fazer upload. Se você estava acostumado a fazer pequenas mudanças em um sketch salvo e fazer upload para testar e só salvar se/quando desse certo, no futuro vai descobrir que o código não funciona mais no cenário original e provavelmente não vai saber a razão. O editor salvou suas modificações experimentais sem aviso. Isso pode ser desligado nas preferências;
- Até versão 1.0.x você podia tranqüilamente ter várias versões do IDE com configurações diferentes sem conflitos, descompactando o ZIP em diretórios diferentes. Isso ainda permitia que sua instalação fosse verdadeiramente portável. A partir da versão 1.5.x o Arduino passou a guardar/procurar suas preferências no perfil do usuário corrente, em %appdata%\Local\Arduino15\. Então uma mudança feita em uma cópia se propaga para outras cópias. Isso é ainda pior se você estiver usando o ESP8266 como board, porque tudo é instalado no perfil do usuário em vez de ser instalado no diretório do Arduino. Mova/copie sua instalação para outro computador e ela não funciona mais. Para contornar isso é preciso, logo depois de descompactar o ZIP, criar um diretório chamado “Portable” no diretório do editor. Ao executar o programa ele detectará a presença do diretório como uma instrução para não usar o perfil do usuário e guardará tudo nele.
- Em algum ponto entre a versão 1.6.5 e a versão 1.6.7 o compilador passou a ser mais exigente com relação à declaração de funções. Código que compilava perfeitamente pode começar a dar um monte de erros do tipo “undefined”. Verifique se a função está sendo definida depois de ser chamada. Se estiver, isso é resolvido movendo a função para um ponto anterior ao ponto em que ela é chamada. O resultado é que “loop” e “setup” agora dão menos problemas se forem movidos para o final do sketch. Esse é o comportamento “correto” do C++. As versões anteriores do IDE é que estavam sendo “boazinhas” com você.
Home
› Informação › Diferenças entre as versões 1.6.x e 1.0.x do Arduino IDE que podem criar problemas.
[…] ← Diferenças entre as versões 1.6.x e 1.0.x do Arduino IDE que podem criar problemas. […]