Diferenças entre as diversas versões do Arduino

Em poder de processamento um Arduino UNO e um Mega2560 não são muito diferentes. Ambos rodam com o mesmo clock de 16Mhz. Porém além da quantidade de I/O existem duas diferenças significativas:

  • O Mega tem uma flash muito maior, que fará diferença se seus sketches forem grandes. Porém esse é um problema menor porque a limitada quantidade de I/O do UNO difiilmente vai permitir que seu sketch cresça até um ponto que exceda os 32kB do UNO;
  • O Mega tem 4x a quantidade de RAM, o que faz diferença mesmo em projetos muito pequenos, dependendo do que você precisa fazer. Por exemplo, em um projeto que envolva criar um webserver os 2k de RAM do UNO podem atrapalhar bastante a sua criatividade. E um projeto que envolva emular os sinais de um controle remoto de TV você pode ficar impedido de ter todos os botões armazenados em variáveis ao mesmo tempo. Por exemplo, digamos que cada botão requeira uma matriz de 32 bytes (isso é normal). Um único remoto com 20 botões iria requerer 640 bytes da preciosa RAM. Você ainda pode usar um UNO em um projeto desse tipo, mas deve evitar querer controlar todas as funções de todos os aparelhos do seu rack a menos que encontre um meio que use menos RAM.

Esta tabela de de arduino-tutorials ajuda muito como referência das diferenças físicas entre as placas.

arduino-board-comparison-chart

Do ponto de vista educacional existe ainda algumas diferença que considero significativas:

  • um UNO por usar um uC DIP soquetado pode ser consertado com muito mais facilidade e mais barato que um Mega. Então se existe a possibilidade de que erros catastróficos sejam cometidos, como por exemplo ligar 12V em um dos pinos de I/O, um UNO representa uma melhor escolha que um Mega;
  • A maioria esmagadora dos exemplos que você encontra na Internet são feitos para o Uno mas existem ligeiras diferenças entre Uno e Mega que podem fazer muitos desses exemplos não funcionarem no Mega sem algumas modificações. Por exemplo, temos os problemas com a biblioteca NewsoftSerial e a diferença na localização dos pinos de i2C.

Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *