Motor Drive Shield
O único tipo de motor que pode ser ligado diretamente às portas do arduino é o servo, porque essas nem fornecem corrente suficiente, nem são protegidas contra indução. Os demais motores precisam de drivers (hardware – não confundir com o driver de software). Esse é o papel desse shield, que usa dois drivers modelo L293D.
Segundo o datasheet do L293D, os motores usados podem ter tensões entre 4,5 e 36V. É preciso ligar a fonte adequada nos terminais EXT_PWR.
Atenção: este shield conflita com o ethernet shield. Se precisar de ambos em seu projeto e seus motores não forem de passo, avalie a possibilidade de usar em vez deste shield um ou dois módulos L298N. Você pode fazer este shield funcionar em conjunto com o ethernet shield, mas isso requer fazer algumas alterações de hardware (mudar pelo menos um dos pinos) e no software (a biblioteca precisa ser editada).
Requer a biblioteca AFMotor de Ladyada.
Instruções de conexão aqui:
Suporta dois motores de passo ou quatro motores de corrente contínua comuns ou uma combinação de ambos.
Você pode usar PWM para controlar a velocidade dos 4 motores individualmente. A biblioteca de Ladyada se encarrega dos detalhes
Observações (só para motores de passo)
A placa tem suporte a dois motores de passo, controlados individualmente. Cada exemplo da biblioteca prevê o motor ligado em uma determinada porta.
Porta 1: Identicada com M1 e M2
Porta 2: Identicada com M3 e M4
Por exemplo, a linha:
AF_Stepper motor1(48, 2);
Significa que o motor está ligado na porta 2.
Em cada porta, o terminal central é o comum das bobinas.
[…] Motor Shield – Baseado em L293D […]