Como medir a tensão de alimentação do arduino.

Quase sempre assumimos que a tensão VCC no arduino seja 5V. Mas nem sempre é. Quando o Arduino está alimentado pela USB, a tensão é geralmente mais baixa que quando alimentado por fonte/bateria externa, não sendo incoum ter um valor de 4.7V ou 4.5V. Isso não faz diferença em um grande número de aplicações, mas em algumas onde use as portas analógicas e requeira precisão, você precisa levar em conta o valor exato de VCC. Saber se o valor está baixo também pode ajudar a diagnosticar problemas gerais de funcionamento.

Este artigo explica como isso é feito.  Está tudo embutido em uma função:

Exemplo de uso

É importante ter em mente que a tensão que você está medindo é a tensão após o regulador interno. Se você plugar uma bateria de 9V, 12V ou 24V, vai ler sempre 5V, de forma mais ou menos estável. Esta tensão geralmente só vai ser menor que os 5V quando a tensão de entrada cai abaixo do mínimo necessário para que o regulador funcione, ou seja: quando a tensão de entrada estiver menor que 7V ou quando você estiver alimentando por uma porta USB já carregada, usando cabos muito longos ou com uma fonte defeituosa.

Dito isso, temos as duas utilidades dessa medição:

  1. Você consegue detectar quando a bateria está chegando no limite da capacidade. Quando VCC deixar de ser estável e começar a cair, significa que a tensão de entrada caiu abaixo de 7V e o desligamento se aproxima;
  2. Medir qualquer voltagem usando as entradas analógicas requer que você conheça VCC; Se você não requer precisão, simplesmente chutar que é 5V basta. Mas se qualquer diferença comprometer seus resultados, você precisa levar em conta o valor real de VCC.
This entry was posted in Informação. Bookmark the permalink.

2 Responses to Como medir a tensão de alimentação do arduino.

  1. Thiago Rider Augusto says:

    Existe um problema na linha 21. Ao invés de ser:

    long result = (high<<8) | low;

    Deveria ser:

    long result = (high<<8) | low;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *